O Dia Nacional da Imunização foi criado no Brasil para chamar atenção da sociedade para a importância da vacinação. Esta é uma eficaz maneira de combater doenças que acometem diversos públicos, como caxumba, tétano, sarampo, gripe, entre outras.
No Brasil, existe um Calendário Nacional de Vacinações, que foi instituído através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. A ideia é manter um leque de vacinas anualmente para proteger pessoas de todas as idades. São ofertados gratuitamente mais de 40 diferentes imunobiológicos para a população.
Mesmo agora, diante de uma pandemia de Covid-19, não podemos deixar de lado outras patologias que ameaçam a saúde. CUIDE-SE!
O Ministério da Saúde do Brasil, como meio de lembrar a população da importância das vacinas, criou o Programa Nacional de Imunizações – PNI. A ideia é estabelecer um calendário nacional de vacinações contra as principais doenças que atingem a todos.
Ao entrarem em contato com vírus ou bactérias, os anticorpos agem para eliminar esse invasor: “As vacinas estimulam nosso sistema imunológico a produzir anticorpos, garantindo a defesa de nosso organismo. “Além disso, são seguras e na maioria das vezes, causam raros e leves efeitos colaterais, como febre baixa e dor no local da aplicação”, informa a Dra. Andreia Maruzo Perejão.
Além disso, engana-se quem acredita que apenas recém-nascidos e crianças devem manter a carteira de vacinação atualizada, uma vez que existem vacinas necessárias também durante a fase adulta, de modo a reforçar a imunização contra determinadas doenças.
A carteirinha de vacinação é um documento importante e deve ser guardada com muito cuidado. Em caso de perda, se não houver a possibilidade de conseguir uma segunda via, o indivíduo deve reiniciar todo o esquema vacinal adequado para a sua idade e condição de saúde.
É importante lembrar de estar sempre em dia com o sistema de saúde, considerados também os riscos durante a pandemia e não perca nenhuma dose. Segundo o Dr. Jorge Garcia Paez, infectologista, a vacinação é um benefício individual e comunitário. “Estamos vivendo uma situação ímpar nas nossas vidas e com a vacinação, vamos reverter esse momento”, explica.
Em caso de sintomas que possam sugerir infecções além da Covid-19, é possível descartar as doenças as quais já se foi vacinado, para facilitar o diagnóstico e tratamento”, complementa Dra. Andreia.
Mesmo agora, diante de uma pandemia de Covid-19, não podemos deixar de lado outras patologias que ameaçam a saúde. CUIDE-SE!
Quer obter mais dicas? Acesse nosso site!!!
(11) 4873-1138
(11) 94609-6298
#excelentecare #homecare #cuidados #idosos #cuidadoresdeidosos #cuidadorhospitalar #posoperatorio #poscirurgico #acompanhante #acompanhantehospitalar #cuidadoresdepessoas #cuidadores #cuidadorescomexperiência #atendimentodomiciliarparaenfermo #cuidadocomamente #saúdedoidoso #atendimentodomiciliarparaidosos #cuidadordeadultos #cuidador #cuidadorinfantil #cuidadorposcirurgico #cancerinfantil #cuidadodavida #cancerinfantojuvenil #idososaudavel #idosoempoderado #idosofeliz #envelhecimentoativo #alimentacaosaudavel