Os benefícios da atividade física e do exercício para a terceira idade são muitos e abrangem desde o campo físico até os aspectos sociais. Alcançar a longevidade é vista como verdadeiro triunfo da humanidade, e ao mesmo tempo é considerada um de seus maiores desafios.

O envelhecimento pode levar o indivíduo a apresentar perda de massa e força muscular, diminuição da produção hormonal e lentidão no tempo de reação. Desta forma, realizar suas tarefas de vida diária, levar uma vida de forma independente e autônoma, torna-se uma tarefa um tanto quanto difícil, mas é preciso tentar manter a aptidão física.

A prática de atividades físicas parece ser uma estratégia para manter a capacidade funcional da população da terceira idade, assim como a sua autonomia, e consequentemente leva a uma melhora na qualidade de vida. Sabe-se que o sedentarismo na terceira idade é um grande fator de risco para as doenças crônicas e  degenerativas.

Caso exista alguma restrição para este indivíduo, cuidados devem ser tomados em casos relacionados às patologias, sendo elas das mais diversas como doenças cardiovasculares, osteoarticulares entre outras, ou até mesmo as modificações progressivas relacionadas à idade.

Alguns benefícios para a terceira idade:

  • Aumento da Densidade Mineral Óssea
  • Melhoria da Força
  • Resistência Muscular
  • Auxilia na Coordenação
  • Flexibilidade
  • Equilíbrio
  • Agilidade, 
  • Melhora da coordenação motora

Em nossos stories deixaremos 6 exercícios indicados para Idosos. Seja dentro da academia, ao ar livre ou junto a família — com o auxílio de profissionais —, o importante é manter o corpo ativo, para uma vida melhor.

  1. Natação

Praticar natação regularmente traz benefícios relacionados à frequência cardíaca, à função respiratória e, claro, ao aumento da mobilidade.

E a atividade traz todos esses benefícios sem prejudicar as articulações nem provocar lesões de qualquer tipo, visto que ela é realizada dentro d’água — portanto, de baixo risco.

  1. Caminhada

Criar o hábito de caminhar alguns minutos por dia ajuda a aumentar a disposição e o bem-estar do praticante.

Além disso, por ser uma atividade aeróbica, ajuda a gerar energia para os músculos através do trabalho com a respiração. O melhor de tudo é que você pode caminhar tanto em esteiras quanto ao ar livre.

  1. Dança

Um grande estimulante social, a dança faz bem não somente ao corpo, mas também à mente, pois ajuda a combater a depressão. Além disso, é um ótimo exercício para a memória, pois o praticante deve guardar os passos e as coreografias.

O esforço físico também não fica atrás: a dança trabalha a coordenação motora e ajuda a prevenir doenças como hipertensão e osteoporose.

  1. Musculação

Você não leu errado, a musculação é sim um ótimo exercício indicado para a terceira idade.

Justamente por ser adaptável, essa atividade física permite que se comece com pesos e halteres bem leves.

Dessa maneira, o praticante se sente confortável durante os exercícios e evolui aos poucos, em seu próprio tempo, trabalhando diferentes áreas do corpo e fortalecendo a musculatura e a flexibilidade corporal.

  1. Hidroginástica

Por ser realizada dentro d’água, a hidroginástica faz maravilhas para o fortalecimento muscular, para o sistema cardiorrespiratório, além de ajudar a melhorar a coordenação motora.

Considerado um exercício de baixo risco, justamente por amenizar os efeitos da gravidade, ele também é perfeito para quem sofre com artrose e osteoporose.

  1. Pilates

O pilates é uma atividade física democrática, pois é indicada para pessoas de todas as idades.

Aos idosos, esse método de exercício traz benefícios relacionados ao alinhamento da musculatura. O pilates também fortalece os músculos e diminui a pressão sobre articulações, já que todo o alongamento é feito aproveitando o peso do próprio corpo.

Isso se reflete na prevenção de doenças como a diabetes, a hipertensão, e reduz o risco de obesidade.

Deu para notar que quando se trata de atividades físicas na terceira idade, as possibilidades são muitas — tanto em relação ao tipo de atividade quanto à intensidade. Até porque, cada pessoa tem suas próprias potencialidades e limitações, e isso precisa ser respeitado.

Sendo assim, o ideal é que um médico seja consultado com antecedência, para que ele possa avaliar as condições do paciente e indicar o tipo de exercício ideal de acordo com suas capacidades e necessidades.

Excelente Care - WhatsApp
Enviar