Estamos sempre preocupados com o outro, seja ele nosso filho, irmão, mãe, pai ou um amigo. Nos colocamos à disposição para ouvir e ajudar a quem amamos sempre que eles precisam, mas muitas vezes esquecemos de cuidar de alguém muito importante: nós mesmos. Isso é autocuidado!
O autocuidado está relacionado ao bem-estar próprio e, consequentemente, à saúde. É preciso dar um tempo para você mesmo e entender quais são as suas necessidades e desejos. Quando você pratica e prioriza o autocuidado, começa a entender melhor quem você é, o que quer e como pode fazer para melhorar o que é necessário em sua vida. Praticando o autocuidado você:
- Melhora a autoestima e autoconfiança;
- Aumenta a criatividade e a produtividade;
- Ajuda a controlar a ansiedade;
- Desenvolve o autoconhecimento.
O autocuidado também te ajuda a conhecer melhor o seu próprio corpo e todos os seus sinais e, dessa forma, fica mais fácil estabelecer práticas que auxiliam a controlar os sintomas da ansiedade e depressão, por exemplo.
7 formas de praticar o autocuidado
No dia a dia, escolha olhar para as suas necessidades com mais atenção. Para isso, você pode:
- Começar a terapia que vem adiando há algum tempo;
- Fazer atividade física;
- Ter bons hábitos de higiene com o corpo;
- Ir regularmente ao médico e fazer exames de rotina;
- Buscar uma vida social prazerosa com momentos relaxantes;
- Ter uma boa noite de sono;
- Aprender a dizer não.
Autocuidado não é egoísmo
O autocuidado é cuidar de si mesmo com foco no seu bem-estar e não está relacionado ao egoísmo, são conceitos diferentes. O egoísmo é o hábito ou atitude de uma pessoa colocar seus interesses e opiniões em primeiro lugar, em detrimento do bem-estar das pessoas com as quais se relaciona.
Conheça os 4 tipos de autocuidado
Físico
O autocuidado físico está relacionado ao cuidado com o corpo, por isso, é importante buscar uma alimentação saudável, praticar atividade física e dormir bem.
- Pratique exercícios com frequência: exercícios possuem uma relação positiva direta com a saúde mental;
- Cuide bem do seu sono: noites mal dormidas colaboram para agravar os transtornos mentais/emocionais;
- Cuide bem da sua alimentação: a alimentação não tem a ver apenas com a boa forma física, mas com o bem-estar geral.
Emocional
Promover o autocuidado emocional significa estar conectado com as suas emoções e ir em busca de autoconhecimento, preferencialmente com o acompanhamento profissional de um psicólogo, para que você consiga lidar de maneira positiva com todos os sentimentos que existem dentro de si.
- Desenvolva a gratidão: o sentimento de gratidão tende a aumentar a nossa sensação de bem-estar.
- Procure hobbies e atividades que elevem seu bem-estar: escolha algo que tem vontade ou afinidade, mas nunca teve coragem de fazer.
Social
A conexão com outras pessoas é muito importante, pois é por meio da interação social que nos relacionamos e essa convivência traz impactos significativos para a nossa vida. Pensando nisso, construa bons relacionamentos! Boas relações contribuem para uma sensação de bem-estar.
Espiritual
Manter uma rotina espiritual é importante porque é por meio dela que você consegue se conectar com os sentimentos de paz, amor próprio e propósito de vida. Por isso, é interessante estabelecer uma rotina de meditação, oração, conexão com a natureza, com o que você acredita e te faz bem.
Cuide da sua saúde hoje
Sabe aquela consulta que você vem adiando? Seguindo essas dicas, aproveite o dia de hoje para colocar sua saúde em dia! Marque o seu check-up para prevenir doenças e prolongar o seu bem-estar.
Compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares e os incentive a olhar mais pra si, praticando o autocuidado!
Saiba mais acessando nosso site!
(11) 4873-1138
(11) 94609-6298
#excelentecare #homecare #cuidados #idosos #cuidadoresdeidosos #cuidadorhospitalar #posoperatorio #poscirurgico #acompanhante #acompanhantehospitalar #cuidadoresdepessoas #cuidadores #cuidadorescomexperiência #atendimentodomiciliarparaenfermo #cuidadocomamente #saúdedoidoso #atendimentodomiciliarparaidosos #cuidadordeadultos #cuidador #cuidadorinfantil #cuidadorposcirurgico #cancerinfantil #cuidadodavida #cancerinfantojuvenil #idososaudavel #idosoempoderado #idosofeliz #envelhecimentoativo #alimentacaosaudavel