Diferentes gerações e, consequentemente, diferentes modos de entender e enxergar o mundo podem ser barreiras de relacionamento e comunicação entre pessoas de idades diferentes. Falar com idoso de forma clara e não violenta ajuda a fortalecer laços e uma vida afetiva saudável. A comunicação pode ser tanto verbal (fala com idoso) como não verbal, com gestos, posicionamento do corpo e entonação da voz.
A comunicação habilidosa, conhecida como assertiva, é caracterizada pela expressão dos sentimentos, das dificuldades, fazer elogios, agradecer, desculpar-se, solicitar mudança de comportamento quando algo desagrada e, dessa forma, ser entendido pelo outro. Além disso, temos a comunicação não verbal, como o balançar a cabeça para demonstrar interesse.
Clareza na fala com idoso
Uma forma objetiva e clara de comunicação com os idosos possibilita uma melhor convivência, pois evita falhas de compreensão e favorece uma conversa empática, entendendo os sentimentos e dificuldades do outro.
Habilidades
As pessoas podem apresentar diferentes formas para interagir e se comunicar com os outros. Os mais habilidosos geram menor falha e desentendimento. Os menos habilidosos se envolvem em mal-entendidos, brigas e julgamentos.
Objetividade
Para que essa comunicação seja habilidosa e não seja violenta, podemos falar com idoso de forma clara e objetiva, próximo a ele, escolher que palavras iremos usar e seus duplos sentidos, evitar palavras julgadoras (como pior, menos, só, ruim) e, sempre que possível, emitir elogios e parabenizar pelos seus atos.
Respeite a história, os conhecimentos e os valores da pessoa idosa
É importante deixar a pessoa se expressar através de seus pensamentos e sentimentos, porque a experiência de vida de alguém que viveu muito pode ser muito diferente da sua. Respeite mesmo que você discorde.
Deixe a pessoa idosa relembrar velhas histórias e lamentar
Quando alguém vive muito, é impossível não experimentar alguns sentimentos de perdas significativas. As mortes de parentes e amigos, perder a habilidade de trabalhar e ser independente, mudanças na saúde e nas finanças, e ser incapaz de tomar simples decisões podem afetar a autoestima de uma pessoa idosa.
Alterações físicas podem afetar a comunicação
O declínio físico devido a idade pode tornar a comunicação mais difícil. Uma perda auditiva faz com que seja mais difícil a pessoa compreender, portanto seja paciente e fale mais claramente. Certifique-se de encarar a pessoa enquanto estiver falando, e evite falar enquanto estiver comendo. Verifique se dispositivos de audição melhoram a comunicação por telefone.
A perda de visão torna mais difícil para um idoso reconhecer os amigos, por isso não leve para o lado pessoal.
Alguns idosos experimentam mudanças na habilidade de falar e suas vozes ficam mais fracas, ou mais difíceis de entender. Seja paciente ao escutar, e fique atento para o caso da pessoa idosa ficar cansada e querer que a visita acabe.
A perda de memória costuma ser um dos efeitos do processo de envelhecimento mais comum na velhice, embora as pessoas experimentem diferentes níveis de perda da mesma. Na maioria das vezes, a memória de curto prazo é afetada, tornando mais difícil para uma pessoa idosa se lembrar de eventos recentes. Tenha isso em mente, e pratique a paciência.
Quer obter mais dicas? Acesse nosso site!!!
www.excelentecare.com.br
contato@excelentecare.com.br
(11) 4873-1138
(11) 94609-6298
#excelentecare #homecare #cuidados #idosos #cuidadoresdeidosos #cuidadorhospitalar #posoperatorio #poscirurgico #acompanhante #acompanhantehospitalar #cuidadoresdepessoas #cuidadores #cuidadorescomexperiência #atendimentodomiciliarparaenfermo #cuidadocomamente #saúdedoidoso #atendimentodomiciliarparaidosos #cuidadordeadultos #cuidador #cuidadorinfantil #cuidadorposcirurgico #cancerinfantil #cuidadodavida #cancerinfantojuvenil #idososaudavel #idosoempoderado #idosofeliz #envelhecimentoativo #alimentacaosaudavel