As escaras ou também conhecidas como úlceras de decúbito são feridas causadas pela falta de movimentação ( muito tempo na mesma posição) de pessoas com dificuldade de locomoção (acamadas ou cadeirantes). 

As escaras podem ser classificadas de acordo com a sua gravidade, podendo ocorrer em estágios, como:

Estágio 1: Vermelhidão na pele que, mesmo após o alívio da pressão, não desaparece;

Estágio 2: Formação de bolha com conteúdo aquoso;

Estágio 3: Aparecimento de necrose do tecido subcutâneo;

Estágio 4: Acometimento de estruturas profundas, necrose de músculos e tendões, aparecimento de estrutura óssea.

Os locais mais frequentes para o surgimento de escaras são a região sacral, logo acima do bumbum, as laterais do quadril, os calcanhares, as orelhas, os ombros e os  joelhos, pois são locais do corpo que ficam mais facilmente sobre superfícies duras, dificultando a circulação de sangue.

A prevenção das escaras pode ser feita através da mudança frequente da posição do corpo de 2 em 2 horas, e também manter uma rotina de higiene do leito e de hidratação da pele.  Além disso, o uso de almofadas ou de um colchão chamado popularmente de casca de ovo, também pode ajudar a reduzir bastante o risco de ter uma úlcera de pressão.

Por que realizar a troca de posição?

Essa atitude alivia a pressão das regiões que ficam em constante contato com o leito, principalmente as regiões de proeminência óssea. Para garantir que seja realizada com a frequência correta, alguns métodos são usados. É o caso do protocolo de posições, no qual o cuidador anota o horário e a posição da última mudança realizada. Esse protocolo deve ficar na cabeceira do leito para diminuir as chances de esquecimento. Outra técnica que pode ser utilizada é o relógio de mudança de decúbito, que indica o horário e posição de cada troca.

Excelente Care - WhatsApp
Enviar