DÚVIDAS FREQUENTES
Parkinson é um distúrbio neurológico do movimento, progressivo e degenerativo. Embora seja muito mais comum em pessoas acima de 60 anos, conforme a doença avança se torna cada vez mais incapacitante, tornando difícil ou impossível a realização de atividades diárias simples, como tomar banho ou se vestir. Muitos dos sintomas envolvem o controle motor, a capacidade de controlar seus músculos e movimento.
Principais sintomas:
Bronquite é a inflamação dos brônquios, tubos que levam o oxigênio até os pulmões. Existe na forma aguda, quando sintomas como tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar permanecem por no máximo algumas semanas, e na forma crônica, quando o problema acompanha o indivíduo pela vida toda.
Principais sintomas:
O infarto ocorre quando o fluxo de sangue deixa de chegar ao miocárdio (músculo cardíaco), fazendo com que o músculo cardíaco seja danificado ou morra. Também chamado de infarto fulminante ou ataque cardíaco, a condição pode ser fatal. Com tratamento adequado, é possível evitar danos significativos no músculo cardíaco e isso é primordial para que o paciente possa viver muitos anos sentindo-se bem.
Principais sintomas:
AVC (Acidente Vascular Cerebral ou AVE – Acidente Vascular do Encéfalo) é a morte de células do cérebro, que acontece pela interrupção do fluxo sanguíneo no órgão. Essa falta de circulação do sangue pode ocorrer de duas maneiras:
AVC hemorrágico: quando um vaso sanguíneo ou artéria se rompe, causando vazamento do sangue na região e interrompendo o fluxo sanguíneo apropriado.
AVC isquêmico: pode acontecer quando há o entupimento de um vaso sanguíneo, devido ao acúmulo de placas de gordura em suas paredes. Ou então quando um coágulo migra para um vaso sanguíneo cerebral e limita o fluxo de sangue, o que vai “matando” as células que não recebem nutrição.
Principais sintomas:
Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.
O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos.
Existem dois tipos de Diabetes:
Diabetes Tipo 1: é uma doença crônica não transmissível, hereditária e que aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. O tratamento exige o uso diário de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose no sangue.
Principais sintomas:
Diabetes Tipo 2: ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa do diabetes tipo 2 está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.
Principais sintomas:
O enfisema pulmonar é uma doença respiratória na qual os pulmões perdem a elasticidade devido à exposição constante a poluente ou tabaco, principalmente, o que leva à destruição dos alvéolos, que são estruturas responsáveis pela troca de oxigênio. Esse processo de perda da elasticidade pulmonar ocorre gradualmente e, por isso, na maioria dos casos os sintomas demorarem a ser notados.
Principais sintomas:
A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais. Instalando-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado.
Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles. Como consequência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória, e o córtex cerebral, essencial para a linguagem e o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.
Principais sintomas:
A perda auditiva é uma situação natural que acontece com o envelhecimento, essa alteração tem o nome de presbiacusia, que é a perda progressiva da audição em ambos os ouvidos ao longo da vida. Essa deficiência auditiva geralmente atinge as altas frequências da audição. A diminuição da audição vai acontecendo conforme envelhecemos. Cerca de 11% dos pacientes entre 44 e 54 anos apresentam alguma perda auditiva. Esse número sobe para 25% entre pessoas de 55 e 65 anos e chega a quase 50% da população com mais de 70 anos de idade. Uma das causas dessa perda é a grande exposição a ruídos altos durante toda a vida.
Pneumonias são infecções que se instalam nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Podem acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro). Basicamente, pneumonia é provocada pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.
Principais sintomas:
A osteoartrose é uma doença que atinge a cartilagem articular, que é um tecido conjuntivo elástico que se encontra nas extremidades dos ossos que se articulam entre si. A cartilagem articular é nutrida pelo líquido articular ou líquido sinovial. Este líquido articular contribui para lubrificar a articulação, facilitando os seus movimentos, e permitindo que nas articulações saudáveis as cartilagens deslizem umas sobre as outras sem atrito.
Com o passar dos anos, o cristalino – local do olho por onde passa a luz tende a se desgastar, o que causa a diminuição da visão. A catarata turva as lentes dos nossos olhos, o que torna mais difícil ver com clareza. Isto pode ocorrer quando as proteínas se acumulam e formam uma camada turva na lente. Como deve provavelmente imaginar, isto reduz a quantidade de luz que consegue entrar. É como se fosse à condensação que se forma na lente de uma câmara e que torna mais difícil obter uma imagem clara.
Principais sintomas:
O apoio do peso do corpo durante muito tempo em uma mesma posição leva a um aumento de pressão nas regiões onde o osso é mais evidente, com isso ocorre à diminuição do fluxo sanguíneo no local pressionado e a falta de oxigenação.
Todos esses fatores agridem a pele levando ao surgimento de feridas, que são chamadas de Lesão por Pressão. Pacientes com dificuldades de mudar de posição e que ficam por longos períodos em cama, em poltrona, ou cadeira tem maior possibilidade de desenvolver lesões de pele.
Principais sintomas:
Transtornos mentais são disfunções no funcionamento da mente, que podem afetar qualquer pessoa e em qualquer idade e, geralmente, são provocados por complexas alterações do sistema nervoso central.
Existem diversos tipos de transtornos mentais, que são classificados em tipos, e alguns dos mais comuns incluem aqueles relacionados à ansiedade, depressão, alimentação, personalidade ou movimentos, por exemplo. Os mais comuns são:
nossos serviços