Antes de falarmos sobre doação de Sangue, você sabe qual é o seu tipo sanguíneo? Essa informação é de extrema importância e pode ser bastante útil em um momento de Emergência.
Os tipos de sangue são classificados de acordo com a presença ou ausência de aglutininas, também chamadas de anticorpos ou proteínas no plasma sanguíneo. Assim, o sangue pode ser classificado em 4 tipos de acordo com o sistema ABO em:
Sangue A: é um dos tipos mais comuns só podendo receber sangue de pessoas do tipo A ou O;
Sangue B: é um dos tipos mais raros só podendo receber sangue de pessoas do tipo B ou O;
Sangue AB: é um dos tipos mais raros e significa que pode receber sangue de todos os tipos sem que haja reação;
Sangue O: é conhecido como o doador universal e é um dos tipos mais comum, só podendo receber sangue de pessoas do tipo O.
A pessoa que deseja doar sangue deve ir a um dos postos de colheita de sangue, preencher um formulário com diversas questões sobre sua saúde e hábitos de vida. O formulário será analisado por um especialista e, se a pessoa estiver apta, poderá então sentar-se em uma cadeira confortável para que seja feita a doação.
Um enfermeiro irá colocar uma agulha na veia do braço, por onde correrá o sangue para uma bolsa própria para armazenar o sangue. A doação dura, aproximadamente, meia hora e é possível pedir licença do trabalho neste dia, sem ter o salário descontado.
Ao findar a doação, será oferecido um lanche reforçado ao doador, para repor suas energias, pois é normal que o doador sinta-se fraco e tenha tonturas, apesar da quantidade de sangue retirada não chegar a meio litro e o organismo logo recompor esta perda.
5 MOTIVOS PARA DOAR SANGUE
1 – Uma única doação pode salvar até quatro vidas
O sangue contido em apenas uma bolsa de sangue pode atender até quatro pacientes, visto que o material é separado em mais de um hemocomponentes, sendo que eles concentrado de plaquetas, concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), plasma e crioprecipitado, utilizado em inúmeras situações clínicas.
2 – Sem tempo? Não há problema: o ato da doação é super rápido e leva no máximo uma hora
Doar sangue é muito simples e rápido. O processo funciona basicamente assim: você se dirige ao local de doação , realiza o cadastro de doador, faz a triagem clínica (incluindo teste de anemia), verifica a pressão arterial, os batimentos cardíacos, o peso e temperatura. Depois responde a um pequeno questionário sobre sua saúde e realiza a doação. Pode parecer bastante coisa, mas na prática é super rápido.
3 – O doador tem direito a um dia de folga no trabalho e descontos em diversos estabelecimentos
Além de fazer o bem ajudando quem precisa, doadores de sangue possuem direito a uma folga no trabalho, e também a descontos em vários estabelecimentos como cinemas, teatros, shows e parques. Nada mal, não é?
4 – Doar sangue vale horas complementares em faculdades
Muitas instituições de ensino aceitam as horas investidas em doação de sangue como complementares. Mais um belo motivo para se tornar doador!
5 – É um gesto de amor que beneficia a todos
Todas as causas acima são razões para doar sangue, mas o mais importante mesmo é este: um ato de solidariedade e amor ao próximo, que irá beneficiar tanto quem dia quanto quem precisa. Basta pensar que você estará salvando vidas, e levando esperança à pacientes e familiares em situações delicadas.
#cuidadordeidosos #acompanhantedeidosos #cuidadoresdomiciliares #cuidadores #lardeidosos #idosos #homecare #cuidadoreshospitalar #cuidadordiabéticos #cuidadorescomexperiência #atendimentodomiciliarparaenfermo #cuidadocomamor #cuidadocomamente #saúdedoidoso #atendimentodomiciliarparaidosos #cuidadordeadultos #cuidadorinfantil #cuidadorposcirurgico #saude #saudemental #cuidadodavida #depressao #setembroamarelo #idososativo #idososaudavel #idosoempoderado #idosofeliz #envelhecimentoativo #terceiraidade #terceiraidadesaudavel