A resposta é clara e objetiva: sim e não! Ser idoso ou velho, cabe a cada pessoa escolher. As marcas que o tempo deixa são inevitáveis para qualquer ser humano. Envelhecer para muitas pessoas é sinônimo de doenças e solidão, mas não precisa ser assim.
As pessoas que envelhecem com um espírito jovem não se sentem velhas. Pelo contrário, muitas delas se queixam de ter que realizar atividades, costumes e hábitos “próprios de idosos”. Esta é uma realidade que muda completamente a maneira como entendemos o envelhecimento.
Independentemente da idade, podemos ter sonhos, planos e atividades de curto e longo prazo, planejadas e executadas, para nos completar. Nem mesmo as enfermidades deve impedir ou impor medos.
A chave para permanecer jovem
Preservar a paixão, o olhar para o horizonte, parece ser um ponto chave. Fazer atividades que nos motivem, que nos deixem animados. Seja criativo, ajude em causas comuns, e mantenha compromissos diários.
Construir e manter relações saudáveis com as pessoas ao nosso redor. A família é importante, sim, mas amizades duradouras são uma garantia de bem-estar emocional futuro. O altruísmo também é uma qualidade compartilhada por idosos que envelhecem bem.
Pessoas que são jovens de coração também compartilham um gosto pela diversão e pelo senso de humor. Rir é uma fonte de vitalidade, e ninguém é tão velho a ponto de não poder se divertir. Cultivar um bom senso de humor é um exercício fantástico para o nosso cérebro.
As crenças, os valores pessoais e as práticas espirituais também são muito importantes. Conceitos absolutamente pessoais que são o reflexo dos nossos valores, que se encaixam melhor para cada um, parecem ser outra fonte inesgotável de vitalidade.
O ideal é NÃO SE RENDER A LIMITAÇÕES!.
#cuidadordeidosos #acompanhantedeidosos #cuidadoresdomiciliares #cuidadores #lardeidosos #idosos #homecare #cuidadoreshospitalar #cuidadordiabéticos #cuidadorescomexperiência #atendimentodomiciliarparaenfermo #janeirobranco #cuidadocomamente #saúdedoidoso #atendimentodomiciliarparaidosos #cuidadordeadultos #cuidadorinfantil #cuidadorposcirurgico #saude #saudemental #cuidadodavida #depressao #setembroamarelo #idososativo #idososaudavel #idosoempoderado #idosofeliz #envelhecimentoativo #terceiraidade #terceiraidadesaudavel