Outubro pode ter acabado, mas a prevenção do câncer de Mama e de colo de útero ainda não acabou e não deve ser esquecida! Por isso decidimos postar em Novembro Azul sobre o Outubro Rosa, pode parecer confuso mas não é… Ainda mais porque homens também podem ter Câncer de Mama!

Apesar de raro, aproximadamente 1% dos casos de câncer de mama atinge os homens, eles também podem ser acometidos pela doença.

Mais comum na terceira idade, o câncer de mama masculino tem maior incidência em famílias que apresentam históricos de câncer de mama, em mulheres, e câncer de ovário. Esse tipo de câncer é raro e mais comum de acontecer em homens com idade entre 50 e 65 anos, principalmente quando quando há casos de câncer de mama ou de ovário na família.

O diagnóstico do câncer de mama masculino é tardio, pois os homens não costumam ir ao médico quando os sintomas são pouco intensos. Dessa forma as células tumorais continuam a proliferar, sendo o diagnóstico realizado apenas no estágio mais avançado da doença. Por isso, o câncer de mama tem pior prognóstico nos homens em comparação às mulheres.

O tratamento do câncer de mama masculino é semelhante ao tratamento do câncer feminino, sendo indicada a realização de mastectomia e quimioterapia. No entanto, como o diagnóstico é, na maioria das vezes tardio, a taxa de sucesso terapêutico é reduzida.

É importante ter atenção aos sintomas e procurar um médico assim que forem observados:

✅Surgimento de um caroço próximo ao mamilo
✅Retração do mamilo
✅Dor unilateral na mama
✅Secreção pelo mamilo
✅Pele enrugada ou ondulada
✅Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou mamilo
✅Alterações do volume da mama
✅Inchaço das ínguas na axila.

 

CÂNCER DE MAMA NO HOMEM TEM CURA? 

Existem maiores chances de cura quando o câncer é descoberto no início, no entanto, é mais frequente a descoberta numa fase mais avançada e, por isso, a cura fica comprometida. O tamanho do nódulo e os gânglios afetados devem ser levados em consideração, normalmente há maiores chances de óbito quando o nódulo tem mais de 2,5 cm e vários gânglios são afetados. Assim como nas mulheres, os homens de raça negra e os que possuem mutações no gene BRCA2, têm menores chances de cura.

Não se sabe exatamente o que pode causar câncer de mama em homens, mas alguns fatores que parecem colaborar são idade avançada, doença benigna da mama anteriormente, doença testicular e mutações cromossômicas, como o Síndrome de Klinefelter, além do uso de anabolizantes ou estrogênios, radiação, alcoolismo e obesidade.


#excelentecare #homecare #cuidados #idosos #cuidador #cuidadoresdeidosos #cuidadorhospitalar #posoperatorio #poscirurgico #acompanhante #acompanhantehospitalar #cuidadoresdepessoas #cuidadoresdeidosos #OutubroRosa #cancerdemamamasculino #prevencaodocancer

 

Excelente Care - WhatsApp
Enviar